Produção de sabão com OAU



O processo de elaboração de sabão caseiro era bastante conhecido no nosso meio até algumas décadas atrás, mas com o advento do sabão em pó, com a migração do população rural para as grandes cidades e o ritmo de vida atual, o processo caiu em desuso e esquecimento. Atualmente, é raro encontrar mesmo no meio rural, quem ainda se dedique a fabricar sabão artesanalmente.

Durante centenas de anos os sabões foram usados para processos de limpeza e lavagem, em todo o mundo, sendo conhecidos há mais de 2.500 anos. Os fenícios banhavam-se  usando uma pasta obtida fervendo banha de cabra com cinzas de madeira.

Os antigos romanos apreciavam muito diferentes e perfumados tipos de sabões nos seus  banhos nas termas, mas com a queda do Império Romano ninguém mais ouviu falar de tal produto. O sabão só veio a reaparecer no século IX na cidade de Savona, Itália (esta é  a origem de seu nome), mas era usado apenas pelos nobres. A difusão em larga escala do sabão só veio a ocorrer cerca de dez séculos depois (http://www.mazbra.com.br/historia.htm).


O sabão é produzido através da reação conhecida como saponificação. Esta reação geral de produção do sabão pode utilizar matéria prima de diversas origens. O triglicerídeo, que é o tipo de gordura mais abundante na natureza, é usado como matéria prima na fabricação do sabão, e pode ser proveniente do sebo de origem animal, dos óleos vegetais ou da mistura de ambos.



Atividade no âmbito do Projeto - Produção de sabão artesanal a partir de óleos alimentares usados e cinzas

Trabalho laboratorial - produção de sabão e teste da sua eficácia






As receitas do sabão



Reflexão conclusiva

Os óleos alimentares usados podem ser utilizados no fabrico de sabão, tendo ainda algumas aplicações na indústria química e de lubrificantes. De uma forma geral, a vantagem deste tipo de valorização daqueles resíduos reside no facto de se pouparem matérias-primas virgens, com implicações muito favoráveis a nível económico e ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário