O efeito branqueador das cinzas


Os óleos alimentares usados podem ser utilizados no fabrico de sabão, tendo ainda algumas aplicações na indústria química e de lubrificantes. De uma forma geral, a vantagem deste tipo de valorização daqueles resíduos reside no facto de se pouparem matérias-primas virgens, com implicações muito favoráveis a nível económico e ambiental.
Desde há muitos séculos, as lavadeiras usavam barrelas, para as nódoas de gordura das roupas. Ferviam as cinzas dos vegetais em muita água e deitavam-nas, logo, sobre a roupa. Algum tempo depois, a roupa podia ser metida na água e ali abandonava as cinzas insolúveis. 
O efeito das cinzas na roupa resulta do facto de conterem carbonato de potássio ou carbonato de sódio que são dissolvidos pela água e, a temperatura elevada, é produzido, com a gordura das nódoas, um sabão, que é solúvel na água.


Investigação no âmbito do Projeto - Qual a ação branqueadora da cinza?
   

Trabalho de laboratório - Testes sobre a ação de concentrações diferenciadas de água de cinzas a quente e a frio



 
Poster com a presentação da investigação e dos resultados





Reflexão conclusiva
A água de cinzas aplicada a quente sobre roupa branca encardida apresenta uma eficácia no branqueamento muito satisfatória e muito semelhante à lixívia comercial, podendo constituir-se como alternativa à substituição desta na lavagem de roupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário